De 2.765 tensiômetros analisados na Bahia, 690 estavam inaptos para uso
Vistoria realizada entre janeiro e outubro deste ano pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na Bahia, constatou que de 2.765 tensiômetros analisados, 690 estavam inaptos para uso nos pacientes. A situação é preocupante, porque a utilização de instrumento sem a manutenção adequada pode afetar o diagnóstico médico e prejuízo ao tratamento do doente.
Para chamar a atenção sobre a gravidade do problema, fiscais do Ibametro realizam uma caminhada neste sábado (15), em Salvador, a partir das 8h30, alertando a população sobre a necessidade de exigir dos profissionais de saúde o uso de tensiômetros devidamente calibrado.
A caminhada será realizada no trecho entre o Jardim de Alah até o Shopping do Aeroclube, na orla de Salvador, e pode ser acompanhada por qualquer interessado. A participação do cidadão é fundamental. É preciso que as pessoas exijam seus direitos para que haja melhoria da qualidade nas relações de consumo de produtos e serviços, destaca o diretor de Regulação de Mercado do Ibametro, Edson Sales.
Reprovação De acordo com informações do Ibametro, o resultado da vistoria, que foi realizada em equipamentos da capital e interior do estado, reflete o alto índice de reprovação dos instrumentos utilizados na medição da pressão arterial em hospitais, clínicas e demais unidades de saúde. Em 2011, o instituto constatou índice semelhante, quando reprovou 608, dos 2.358 tensiômetros vistoriados.
O equipamento, de uso frequente pelos médicos para a medição da pressão arterial dos pacientes, é grande aliado no diagnóstico dos pacientes. Segundo o especialista em Metrologia e Qualidade do Ibametro, Jefferson Dórea, a falta de manutenção do aparelho pode resultar em erros no diagnóstico. A equipe de médicos e de enfermeiros deve ter confiabilidade na leitura dos tensiômetros, a fim de diagnosticar e prescrever condutas terapêuticas mais adequadas.
A verificação anual dos equipamentos é obrigatória, de acordo com regulamentação do Inmetro. O tensiômetro aprovado deve exibir a marca do Inmetro e trazer impresso o ano vigente ou o próximo ano, indicando a validade da verificação. Em caso de suspeita com relação à incorreção do equipamento, o fato pode ser denunciado pelo Disque Ibametro, por meio do 0800.071.1888 ou pelo e-mail ouvidoria@ibametro.ba.gov.br.